This website uses cookies to ensure you get the best experience on our website.
SALAS DE FUGA: A GUIA PARA INICIANTES

ENTÃO,
DE QUE
SE TRATA?

Nos últimos três anos, vivia e respirava os ‘escape rooms’. Mas, a maioridade das pessoas ainda não conhecem nada do conceito. Então — o que é um jogo de fuga?


É uma experiência única! É jogada em equipa, com os amigos, as colegas, ou bem a família, normalmente em equipa de 2 a 6 pessoas. É um jogo, e também peça do teatro, e tem toda a adrenalida de uma atração num parque temático.


Lembre-me bem primeira sala que nos jogámos. Percebi rapidamente que este é um jogo para adultos e queria que a minha filha, que tinha 10 anos, esteja incluindo. Precisava de algo com mais enigmas físicos e práticos, menos cerebral, na esperança de que ela pudesse ajudar. Também queria que fosse tão imersivo, fabuloso, e atraente quanto possível.


Esperava que um templo tipo ‘Tomb Raider’ servisse… e servia sim!

ENTRAR NO DESCONHECIDO

Existem centenas de temas diferentes de salas. Salas horripilantes baseadas nos filmes ‘Saw’. Salas assustadores, assombradas, localizados num asilo ou orfanato abandonado. Salas de aventura tipo túmulos incas ou templos da Atlântida. Quartos extravagantes do ‘Wonderland’ de Alice. Máfia, espionagem, cena do crime, a fábrica de chocolate, o Velho oeste. A lista não tem fim. ​Aqui em Portugal, as salas muitos vezes têm temas ligadas à história ou lendas locais.


Os enigmas são variáveis: um jogo de palavras; um objeto para colocar em lugar para revelar uma cifra ou abrir uma porta. Podem ser um som, uma luz, uma palavra ou uma soma. As pistas podem estar num livro, na parede, em baixo do fundo falso de uma gaveta. Todas as pessoas pensam duma maneira diferente, e o que será óbvio para um membro do grupo pode mistificar o outro mesmo depois da sua fuga! Terá (geralmente) uma hora para resolver o rastro de quebra-cabeças, abrir as fechaduras, descobrir mais sobre a história e, finalmente, desvendar o mistério e escapar.

EM QUE FOI QUE NOS METEMOS?

Uma sala de fuga é um jogo de equipa. Quando entra pela primeira vez, dê uma olhada pela sala toda. Fale com as outras pessoas da equipa, de modo que todos saibam das coisas encontradas.


Encontrará lá fechaduras. Algumas precisam de chaves, algumas precisam de combinações. Algumas, vão abrir com uma palavra, ou quando toca de maneira especial!

Não precisa ter nenhum conhecimento especial. Pode precisar rastejar um pouco, ou se mover no escuro em algum momento, isso depende da sala. Não terá que fazer nada perigoso. Terão um ecrã para dar dicas, ou talvez walkie-talkies, isso depende. Alguns jogos têm atores para perguntar!

As vezes, algo acontece quando a hora termina. A polícia pode chegar para prendê-lo, ou os bandidos para atirar em você! A bomba poderia explodir, o fantasma poderia sair do esconderijo, o templo se autodestruir. Exceto (shhh! Não diga!), é mentira! Se não consegue sair a tempo, a maioria dos Gamemasters irá ajudá-lo nos últimos estágios. Pois, não enlouquece a imaginar como diabos deveria escapar…

ESCAPE ONE ALGARVE

As nossas salas são imersivas e guiadas pela história. Temos três – O Laboratório, Final Call, e Atlantis!

O Laboratório e Atlantis! são favoráveis à família, por isso não são assustadores, e não há grandes choques.

Final Call tem tema de zumbi. Embora não seja muito assustador, talvez não seja para as crianças menores!

Os nossos puzzles são desafiadores, mas divertidos. Para um novato, é uma ótima maneira de descobrir o que isso é. Para os veteranos, existem desafios diferentes que ainda podem surpreendê-lo!

O cientista que trabalhou no laboratório antigo desapareceu em circunstâncias misteriosas e a sua equipa vai descobrir o que aconteceu.


É tipo de laboratório com poções borbulhantes e barulhos estranhos. Não há uma bancada branca esterilizada à vista.

A nossa empresa irmã, a E1A Agência Marítima Subaquática, administra a expedição Atlantis.


Faz parte da equipa de especialistas selecionados para fazer uma expedição submarina para a suposta localização da cidade perdida de Atlântida. Explore um mundo subaquático e volte à superfície para contar a história.

Final Call pode ser encontrada na Liberty Bridal Boutique (uma empresa E1A).


Os zumbis assumiram o controle e o fim da humanidade está à vista. Ou é? Faça o teste para ver se conseguir ganhar um bilhete para sair do inferno, ou pelo menos uma arma para matar os mortos-vivos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Math Captcha
8 + 1 =